top of page

É preciso chuva para florir !

E para fechar o nosso ano com energias positivas, resolvi escrever este post falando de paisagismo... Aquele espaço em que todos os dias você vai se deparar com a vida nascendo e se renovando... Pode ser um local enorme, ou um cantinho dentro daquele quarto e sala, o verde sempre cai bem ! Ele vem com o frescor, com as cores e aromas que vão fazer com toda certeza com que aquele cantinho da casa seja o mais aconchegante e aonde você vai se sentir em paz !


O Central Park em Nova York, é um exemplo bem bacana do que estamos falando aqui, ele foi projetado pelo escritor e paisagista Frederick Law Olmsted e pelo arquiteto inglês Calvert Vaux em 1858 numa área degradada dessa cidade e hoje é o cartão postal e o pulmão da nossa querida "Big Apple".


Central Park, New York City

Então, vamos começar a pensar naquela área degradada dentro da nossa casa e até dentro de nós mesmos ?


O que é preciso para fazer um paisagismo com estilo e deixar fluir o que há mais belo dentro de você ? Sim, porque nossos projetos são, nada mais nada menos do que um reflexo de nossa personalidade e isso inclui o gosto pessoal e o quanto você está aberto às mudanças que vão lhe permitir melhorar e... florir !


Separei algumas dicas bem importantes pra você se iluminar !


  • Em primeiríssimo lugar: A escolha do profissional – Um projeto de paisagismo deve contar com um arquiteto, que é sem sombra de dúvidas, aquele profissional que está apto a lhe dar todo o aparato necessário para esta empreitada !!

Imagem da internet

Uê, mas não era só escolher umas plantinhas e colocar num canteiro ? Whaaaat ? Claro que não !!!!!!


Este profissional tem que saber:

  • As condições do solo e sua capacidade de permeabilidade prá lhe dar todas as informações que envolvem a drenagem de água deste terreno,

  • Terraplanagem, como cortes no terreno, ou aproveitamento de encostas,

  • Reaproveitamento das fontes naturais como a água e reuso de espaços como as lajes verdes, se pautando sempre naquela vibe de sustentabilidade !

Imagem da Internet

  • Impermeabilização que fará parte dos projetos que envolvem água como piscinas, espelhos d' água, lagos artificiais e fontes, e também quando são jardins sobre laje.

  • Iluminação: Alguns equipamentos, como piscinas, fontes, espelhos d'água, irrigação automatizada, precisam de infra-estrutura elétrica para funcionar, por isso nos projetos também precisamos prever os pontos de chegada de energia e a carga necessária, bem como o projeto de ligthing design, que vai dar aquele destaque todo especial ao seu espaço !

Imagem internet

  • Irrigação: Mesmo que não seja possível a instalação de um sistema de irrigação automática é preciso prever a irrigação manual. No projeto devem ser pontuados pontos de água para conexão de mangueiras.

  • Lay out do equipamento complementar ao jardim como bancos, cadeiras, ombrelones, etc., bem como escolha do material que será usado, tais como decks, revestimentos de paredes, pisos e estilo das luminárias.

Casa cor, imagem internet

Imagem Internet

  • Lay out e escolha das mudas, de acordo com a sua capacidade de estarem locadas à pleno sol ou à meia sombra, isso aliado ao design propriamente dito que terá esse canteiro e ao design da própria espécie em si...isso mesmo... Deus é tão perfeito que até nas plantas ele se dedicou à milhões de combinações de cores e texturas de onde a gente tira partido para deixar o seu jardim mais "maravilindo" ainda !!!

Paisagismo,  Gilberto Elkis

Paisagismo- Arquiteto, Roberto Burle Marx

Paisagismo, Arq. Roberto Burle Marx

Imagegm internet

Estes são os pontos básicos prá que você possa lacrar com o seu jardim, porque mais uma vez: Paisagismo não se resume apenas na escolha aleatória de plantas para um espaço, ele vai muito além disso, um projeto de paisagismo consistente, vai te dar tudo o que um verdadeiro profissional da área deve lhe oferecer: Estilo, Design e Bem estar !!!! E que venham as borboletas !!! <3


Que para o próximo ano, possamos aprender com a natureza e seguir o nosso fluxo aproveitando cada momento de sol, aprendendo que um dia o outono vem, trás os vendavais, nos arranca as folhas e nos remete à frieza do inverno que nos faz entender o quão efêmera é a nossa vida, mas que apesar de tudo, ao final deste ciclo, ainda podemos crer na esperança de que ela sempre se renova com a doçura da primavera ! ( affff filosofei !!!! ), já dizia Almir Sater: (...)" é preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir ! "

Feliz 2018 !!!!!!!!!!!!! :)

Imagem da internet

Featured Posts

Recent Posts

Search By Tags

Follow Us

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn App Icon
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page