top of page

Diário de Obra #3! Construindo sem stress!

De volta à nossa empreitada, assim que todas as paredes já estiverem levantadas, está na hora de começar uma das fases mais demorada da obra, o reboco... Bom, isso se estamos falando de paredes em alvenaria convencional... A alvenaria em tijolo furado ou maciço, tradicional em nossa esquema construtivo, ainda é a forma de fechamento de ambientes mais usada no nosso país, para esta proposta, temos o reboco convencional que consiste no chapisco, emboço e reboco feitos em cimento e areia, para esta opção teremos um serviço mais demorado, portanto mais caro, tanto pelo tempo, como pelo gasto de material. Importante nesta fase é fazer uma verificação das prumadas das paredes, pois é este quesito quem vai delimitar a espessura deste reboco, uma parede bem executada é essencial para que os gastos de materiais nesta fase sejam minimizados...


Parede chapiscada (imagem obra am arquitetura)

Parede emboço (imagem da internet)
Parede rebocada (imagem obra am arquitetura)

Outra opção é que as paredes sejam rebocadas em gesso, esta alternativa otimiza o tempo da obra, porém cuidado ao furar uma parede para a colocação de quadros, pode ser que devido a espessura deste material, a alvenaria quando em tijolo furado possa apresentar menos estabilidade nestes casos.

Paredes com reboco em gesso não são indicadas para áreas externas e nem para áreas que vão receber muita umidade, como banheiros e cozinhas, pois este material não apresenta resistência a água ! Alguns profissionais fazem este reboco diretamente sobre a alvenaria, mas eu indico que ela receba uma mão de chapisco antes, pois é ele quem irá garantir uma melhor a aderência deste material !


Parede em chapisco e reboco em gesso (imagem tirada internet)

Uma alternativa bem legal, são as tintas próprias para o gesso, que vêm com a intenção de impermeabilizar e dar mais resistência a este material, além de ter características seladoras, dispensando portanto a utilização dos seladores convencionais, porém o mercado somente apresenta a opção para a cor branco, mas não fique desanimada se você gosta daquele toque diferenciado de cor, pois a a primeira mão pode ser dada com ela, e as outras demãos com a tinta convencional ! :) Hoje no mercado, marcas como a Suvinil, Coral e Sherwin Willians já oferecem este produto !









Hoje paro por aqui, espero que a dica tenha servido de inspiração ! Bjus ! ;)

Tags:

Featured Posts

Recent Posts

Search By Tags

Follow Us

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn App Icon
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page