top of page

O antes e depois do TJS da TV Sistec!

O antes e depois do telejornal da TV Sistec merecia este registro, então vamos lá...Há alguns meses fui procurada (prá ser mais exata, acionada) pelo amigos Humberto Luís e Cláudia (e também pela Fernanda, que vim a conviver no decorrer do processo e logo de cara nos tornamos amigas também), com a proposta de trazer o TJS da TV Sistec de volta às telas... E foi aí que tudo começou... A idéia era um visual renovado, identificado pela modernidade embalado pelos antigos valores daquela empresa que é e sempre foi o de se mostrar um jornalismo honesto e imparcial. Os desafios foram muitos, começando por qual espaço mais adequado para se instalar o estúdio:

Esse era o nosso espaço... As dificuldades:

1. Fazer com que ele parecesse maior ;

2. Iluminação ( a mais complicada ) ;

3. Materiais e cores que pudesse remeter ao novo (moderno) e à seriedade...


Para o quesito 1. " ilusão " do espaço, as linhas curvas definidas para o design das paredes e o nicho de 15 cm recuado ao longo dela, foi um tiro certo para criar-se esta sensação (checked :) )


Para a iluminação, as dificuldades para este tipo de projeto, como já disse, inúuuuuuuumeras (rsrsrs) tipo: Como a iluminação para um stúdio não alterar as cores que definimos para a pintura ? ( porque ela muda, principalmente com a luz branca - que é a específica para o teto deste tipo de cenário) , então tive que definir um pantone (cor da tinta) de forma que quando a luz branca batesse nele, pudesse refletir a cor que eu queria... ( uau...tá pensando que vida de arquiteto e design de interiores é fácil ??? Não é não !!! ), além do tipo da tinta, para que a mesma (luminância) não refletisse muito o brilho de sua textura na tela, e finalmente a iluminação (led) de destaque para as imagens ao longo da parede ! (checked :) )


Trabalhar com iluminação não é nada fácil ! As vezes as pessoas se sentem demasiadamente enclausuradas em ambientes totalmente brancos e claros demais, tudo porque a iluminação escolhida não foi a correta !

O projeto:

Com um projeto detalhado, fica bem mais fácil visualizar e prever como tudo ficará !


E para finalizar o design do balcão: Também iluminado, queria dar a sensação de que fosse uma tela de televisão retrô e desta forma remetesse o telespectador à sua ligação mais primitiva com este meio de comunicação e sim, os mais novinhos que nunca viram nada neste tipo de TV , também vão se sentir assim - esta experiência está ligada ao seu inconsciente coletivo ! ( Nossa !!!!! Imagine só: um arquiteto e/ou design tem que saber também muitas coisas ligadas à psicologia humana para desenvolver seus projetos... again: nossa vida não é nada fácil ! hahaha ! )

E por fim o nosso projeto acabado:

Tudo isso inserido em insignificantes 9 m2 !!! (dá prá acreditar ???) Pois é ! Só um profissional mesmo prá dar conta !

Ficou faltando o tapete, (como o tempo foi curto, não chegou ainda), que no piso vinilico amadeirado dá a sensação do universo, fechando todo o nosso contexto, sacou ? O vinílico representa a terra e os azuis dos tapetes a imensidão, é sério gente, trabalhar com um projeto principalmente de interiores, é como redigir uma poesia, ela tem que contar uma estória nas entrelinhas e visualmente te prender ! É muito mais profundo do que você imagina ! Por sugestão minha, disse para que esperassem um pouco para colocarem, aí a gente reinaugura ! (rsrsrs, com direito a festa, champanhe e tudo mais ! :) kkk ! )


Adorei trabalhar com vocês ! A cada dia não uma dificuldade, mas a super vontade de superar os obstáculos, nos fez chegar até aqui ! Obrigado ! Grande beijo a todos os profissionais que estiveram comigo neste percurso, em especial pros meus amigos, Humberto, Cláudia e Fernanda ! <3

Featured Posts

Recent Posts

Search By Tags

Follow Us

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn App Icon
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page