E para fechar o nosso ano com energias positivas, resolvi escrever este post falando de paisagismo... Aquele espaço em que todos os dias você vai se deparar com a vida nascendo e se renovando... Pode ser um local enorme, ou um cantinho dentro daquele quarto e sala, o verde sempre cai bem ! Ele vem com o frescor, com as cores e aromas que vão fazer com toda certeza com que aquele cantinho da casa seja o mais aconchegante e aonde você vai se sentir em paz !

 

O Central Park em Nova York, é um exemplo bem bacana do que estamos falando aqui, ele foi projetado pelo escritor e paisagista Frederick Law Olmsted e pelo arquiteto inglês Calvert Vaux em 1858 numa área degradada dessa cidade e hoje é o cartão postal e o pulmão da nossa querida "Big Apple".

 

Então, vamos começar a pensar naquela área degradada dentro da nossa casa e até dentro de nós mesmos ?

 

O que é preciso para fazer um paisagismo com estilo e deixar fluir o que há mais belo dentro de você ? Sim, porque nossos projetos são, nada mais nada menos do que um reflexo de nossa personalidade e isso inclui o gosto pessoal e o quanto você está aberto às mudanças que vão lhe permitir melhorar e... florir !

 

Separei algumas dicas bem importantes pra você se iluminar !

 

  • Em primeiríssimo lugar: A escolha do profissional – Um projeto de paisagismo deve contar com um arquiteto, que é sem sombra de dúvidas, aquele profissional que está apto a lhe dar todo o aparato necessário para esta empreitada !!

Uê, mas não era só escolher umas plantinhas e colocar num canteiro ? Whaaaat ? Claro que não !!!!!!

 

Este profissional tem que  saber:

  • As condições do solo e sua capacidade de permeabilidade prá  lhe dar todas as informações que envolvem a drenagem de água deste terreno,

  • Terraplanagem, como cortes no terreno, ou aproveitamento de encostas,

  • Reaproveitamento das fontes naturais como a água e reuso de espaços como as lajes verdes, se pautando sempre naquela vibe de sustentabilidade !

 

  • Impermeabilização que fará parte dos projetos que envolvem água como piscinas, espelhos d' água, lagos artificiais e fontes, e também quando são jardins sobre laje.

  • Iluminação: Alguns equipamentos, como piscinas, fontes, espelhos d'água, irrigação automatizada, precisam de infra-estrutura elétrica para funcionar, por isso nos projetos também precisamos prever os pontos de chegada de energia e a carga necessária, bem como o projeto de ligthing design, que vai dar aquele destaque todo especial ao seu espaço !

  • Irrigação: Mesmo que não seja possível a instalação de um sistema de irrigação automática é preciso prever a irrigação manual. No projeto devem ser pontuados pontos de água para conexão de mangueiras.

  • Lay out do equipamento complementar ao jardim como bancos, cadeiras, ombrelones, etc., bem como escolha do material que será usado, tais como decks, revestimentos de paredes, pisos e estilo das luminárias.

 

  • Lay out e escolha das mudas, de acordo com a sua capacidade de estarem locadas à pleno sol ou à meia sombra, isso aliado ao design propriamente dito que terá esse canteiro e ao design da própria espécie em si...isso mesmo... Deus é tão perfeito que até nas plantas ele se dedicou à milhões de combinações de cores e texturas  de onde a gente tira partido para deixar o seu jardim mais "maravilindo" ainda !!!

 

 

 

 

 

Estes são os pontos básicos prá que você possa lacrar com o seu jardim, porque mais uma vez: Paisagismo não se resume apenas na escolha aleatória de plantas para um espaço, ele vai muito além disso, um projeto de paisagismo consistente, vai te dar tudo o que um verdadeiro profissional da área deve lhe oferecer: Estilo, Design e Bem estar !!!!  E  que venham as borboletas !!! <3

 

Que para o próximo ano, possamos aprender com a natureza e seguir o nosso fluxo aproveitando cada momento de sol, aprendendo que um dia o outono vem, trás os vendavais, nos arranca as folhas e nos remete à frieza do inverno que nos faz entender o quão efêmera é a nossa vida, mas que apesar de tudo, ao final deste ciclo, ainda podemos crer na esperança de que ela sempre se renova com a doçura da primavera ! ( affff filosofei !!!! ), já dizia Almir Sater: (...)" é preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir ! "

 

Feliz 2018 !!!!!!!!!!!!! :)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Arquitetura e eu

April 19, 2014

1/3
Please reload

Recent Posts

July 12, 2016

February 25, 2016

Please reload

Search By Tags
Please reload